Lendas da Champions League : Zinedine Zidane


Um meia fantástico, capaz de redefinir os significados da palavra magia. Um jogador capaz de decidir com golaços, e que dribla e passa com a mesma facilidade. Este foi Zinédine Yazid Zidane.

Zizou nasceu no dia 23 de junho de 1972, em Marselha, na França, mas como seu nome indica, ele tem ascendência árabe. Mas especificadamente, seus avós eram argelinos. Começou a sua carreira no amador Victório Mello Football Club, depois passou pelo Septèmes-les-Vallons, até ir fazer testes no Cannes, onde ficou até se profissionalizar.





Sua estréia como profissional se deu em maio de 1989, contra o Nantes dos seus futuros companheiros de seleção Francesa Desaily e Deschamps. Depois de um começo instável, marcou seu primeiro gol como profissional no dia 8 de fevereiro de 1991. Infelizmente, não conseguiu evitar o rebaixamento do Cannes na Ligue 1 neste mesmo ano, e acabou saindo para o Bordeaux, onde realmente deslancharia.


Depois de uma boa passagem pelo Bordeux (onde foi Vice-campeão da Copa da UEFA em 1996, após perder a final para o Bayern de Munique ), ele chegou em 1996 à Juventus. Em Turim, Zidane ganhou o campeonato italiano em 1997 e 1998. Em 2001 transferiu-se para o Real Madrid pela quantia até então recorde de £ 47 milhões. Seu fantástico gol de voleio contra o Bayer Leverkusen na final da Champions League 2001/02 foi fundamental para os merengues conquistarem a sua nona Champions League. Um ano depois, Zidane foi Campeão Espanhol com o Real Madrid. Com a França, Zidane marcou duas vezes na Final da Copa do Mundo de 1998, onde Les Bleus derrotaram o Brasil por 3 x 0 na final.


Zizou também ajudou o seu país a vencer a Eurocopa de 2000, conquistou a Bola de Ouro em 1998, e foi eleito o jogador do Ano pela FIFA em 1998, 2000 e 2003.